sábado, 26 de abril de 2008

Correio da Bahia - 06/10/2007
Comunidade do Stiep interdita rua em protesto a invasão de veículos

Jony Torres
A invasão de veículos estacionados por estudantes das Faculdades Integradas da Bahia (FIB) motivou cerca de 50 moradores do Conjunto dos Bancários, no Stiep, a realizar ontem um duro protesto. Por volta das 18h e até às 20h, eles fecharam o acesso à Rua Arnaldo Lopes da Silva, provocando um imenso engarrafamento nas imediações e a ira de centenas de motoristas. Os ânimos ficaram tão exaltados que alguns veículos foram depredados, tiveram os pneus furados e precisaram ser rebocados.
Construído no final da década de 70, o conjunto habitacional era um local tranqüilo até dois anos atrás, apesar da localização próxima a um dos mais freqüentados centros empresariais de Salvador. Mas desde a instalação da FIB, o sossego foi embora. Centenas de carros ficam estacionados em filas duplas, alguns impedindo o acesso de moradores aos seus prédios ou até mesmo parados no meio da rua. A balbúrdia fica completa sempre às sextas, por causa da concentração de jovens em torno de uma barraca de bebidas na entrada do conjunto. Embalados pelo álcool, alguns ainda abrem o porta-malas do carro e executam músicas com volume excessivo. “Antes uma viatura da Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) ficava aqui. Mas há duas semanas um agente foi ameaçado e nunca mais houve qualquer fiscalização”, afirmou a pedagoga Maria Inês Mota.
Alguns estudantes conseguiram vencer a barreira feita de cordas e faixas avançando com o carro sobre os manifestantes. Ninguém ficou ferido, mas por pouco não houve pancadaria. “Nós só deixamos entrar os moradores. Esta grande quantidade de carros está estragando o calçamento e transformando nosso condomínio em estacionamento da FIB”, justificou Hendrik Aquino, coordenador da Federação das Associações de Bairro de Salvador.

*********************************************
Sr. Redator,

Sobre a manifestação realizada na noite de 05/10/2007 (sexta-feira), na rua Arnaldo Lopes Silva, Conjunto dos Bancários - Stiep, realizada pelos moradores e Associação de Moradores, entende-se que os estudante não são culpados por estacionarem os seus veículos nas ruas, sendo portanto, também beneficiados quando ocorrem manifestações que pressionam os responsáveis à encontrarem soluções. O excesso de veículos têm reduzido a vida útil da pavimentação do Conjunto dos Bancários - ainda em piso articulado de cimento, dificultado o acesso dos moradores às suas residências além de chamar a atenção de marginais que visam celulares, toca CDs e os carros de moradores e dos próprios estudantes.

A FABS - Federação das Associações de Bairros de Salvador esteve presente a manifestação em atendimento ao convite da Associação de Moradores dos Bancários, por entender que a questão está relacionada ao PDDU - Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano que trata também dos critérios para construções e dos impactos causados em seu entorno, como por exemplo, o fluxo, os acessos e o estacionamento de veículos dentro e fora dos estabelecimentos de ensino.

Agradeço pela publicação do esclarecimento.

Hendrik Aquino
Coordenador da FABS
*********************************************

Nenhum comentário: